
Aquele espaço vazio, com boa visibilidade em frente à loja, no estacionamento ou mesmo no espaço virtual dos supermercados, vale boas parcerias comerciais com o fornecedor e uma ótima comunicação com o cliente, além de uma fonte de faturamento extra. E já tem empresas aproveitando esse potencial do retail media.
O especialista em e-commerce e marketing no varejo supermercadista, Evandro Júnior, sócio na Lucra Varejo e CEO no Supermercado On-line de Sucesso, explica que o retail media é a prática de usar os canais de um varejista, físico ou digital, para promover marcas e produtos. “Surgiu como uma evolução da publicidade no ponto de venda e ganhou força com o crescimento do e-commerce e da digitalização”, descreve.
Segundo ele, as principais modalidades de retail media são o digital, com anúncios em sites e apps, banners, vitrines patrocinadas e recomendações de produtos; o físico, com uso de displays, gôndolas personalizadas, adesivos no chão e telas dentro das lojas; outdoor, com painéis digitais no estacionamento ou arredores da loja e, por fim, o de CRM e dados, que são o e-mail marketing e SMS com ofertas segmentadas.
Para Evandro Júnior, a oportunidade de uso surge quando há alta circulação de consumidores, constituindo um espaço ideal para impactar um grande público e quando o supermercado possui canais digitais estruturados e com tráfego rele – vante, como apps ou sites. Para isso, recomenda, é preciso definir canais adequados, e que depende do público-alvo e do contexto: “O digital é ideal para e-commerce e apps; o impresso, para boletins ou folhetos para consumidores tradicionais, e o outdoor para quem frequenta o espaço físico”, de – talha Evandro Júnior.
UNIDADE DE NEGÓCIO
O Grupo Cencosud vem desenvolvendo, desde 2021, uma unidade de negócio específica de retail media, chamada CencoMedia. No Brasil, o lan – çamento foi em 2023, junto às marcas de supermer – cados do Grupo. “Por meio dela buscamos desenvol – ver iniciativas de mídia com anunciantes utilizando o ecossistema físico e digital das nossas marcas, visan – do engajar e oferecer diferenciação para nossos par – ceiros e clientes”, conta o diretor de Negócios Digitais da Cencosud Brasil, Ramiro Melgare.
Ele informa que as campanhas de retail media partem de alinhamento prévio dos objetivos. Definido o propósito da campanha junto ao anun – ciante, os especialistas da Companhia avaliam os dados e a audiência e definem quais os canais e ações mais recomendados, para obter maior as – sertividade no engajamento e maior relevância para o cliente.
Confira a matéria completa na Revista GÔNDOLA.